domingo, 5 de setembro de 2010

Fórmulas e rótulos

A cada dia que passa, mais e mais eu me convenço que a vida é uma grande surpresa.
Já perdi as contas de quantas vezes expus meus ideais e pensamentos e, na maior parte das vezes, fui chamado de utópico e sonhador por muitos. E passado um tempo, recebo várias mensagens destas pessoas falando sobre as minhas utopias, só que do ponto de vista de outros autores.
Talvez pelo fato de eu não me intitular filósofo ou pensador, ou mesmo escritor, jornalista, poeta, eu seja utópico. Mas os "famosos" não são, eles são formadores de opinião.
Percebo que a mensagem só passa a ter valor quando transmitida por alguém conhecido da massa. Assim se quem escreve é a Martha Medeiros ou o Luís Fernando Veríssimo, Platão, Sócrates, Arnaldo Jabor,Roberto Shinyashki, entre tantos outros, a mensagem passa a ter valor, mesmo quando muitas vezes se utilizaram do nome deles para tentarem vender a mensagem mais facilmente. Já por ter sido escrita pelo Carlos Eduardo, um João Ninguém sem diploma na parede, sem coluna de jornal, espaço na tv ou livros publicados, é apenas um sonho de uma noite de verão.
E, apesar disso, continuo sonhando. Cada vez mais acredito que a vida é muito melhor do que esta vida que levamos. Continuo achando que o Ser é muito mais importante do que o Ter. Com certeza algumas das minhas idéias não são inovadoras, nem muito menos autênticas, mas continuam fazendo parte do meu modo de perceber as coisas.
Quantas fórmulas prontas nos são repassadas sobre o Segredo, sobre a melhor maneira de viver, ou então, em como transformar a sua vida numa eterna felicidade. Só que estes que passam estas fórmulas esquecem (propositadamente) de dizer que somos diferentes e, que por isso, precisamos encontrar a nossa própria fórmula.
Existem muitos exemplos de sucesso, o que torna alguns livros, filmes e terapias em verdadeiros Best Sellers, levando seus autores a realmente terem o sucesso que apregoam. De uma forma um tanto torta, pois este sucesso é obtido através do engano de uma multidão de pessoas, que acreditam nestas fórmulas "mágicas", prontas.
Muitos esquecem que aqueles que realmente atingiram o sucesso jamais venderam uma fórmula, eles apenas se limitaram a abrir um leque de opções, criando diferentes caminhos. Estes se apegavam a uma pequena palavra, da qual extraiam tudo o que se necessita. Usaram o Amor para tocar os corações dos outros, sem se preocuparem com o lucro que iriam obter. Poderia citar Jesus Cristo, Buda, Madre Tereza, Chico Xavier e muitos outros casos. E citando os seus nomes, lembro que depois deles surgiram instituições que utilizaram seus ensinamentos visando obter vantagem, procurando dominar a população.
Se me perguntarem a fórmula ideal, eu realmente não saberia dizer. Já se me perguntarem o ingrediente, este eu diria que é o Amor.

Tenham muita paz, luz, harmonia e Amor em suas vidas, sempre.

Carlos Eduardo

Porto Alegre, 5 de setembro de 2010.

Nenhum comentário: