segunda-feira, 5 de julho de 2010

Linguagem Televisiva ou O Empobrecimento do Vocabulário

Linguagem Televisiva ou O Empobrecimento do Vocabulário

Cada dia que passa fico mais intrigado com o poder que a televisão exerce no nosso cotidiano.
Até algum tempo atrás, os programas de televisão ditavam a moda. Roupas e penteados eram copiados por muita gente.
Nos tempos mais atuais, além da moda, eles passaram a influenciar no comportamento e, principalmente, na forma como nos comunicamos.
Talvez por eu não gostar de assistir televisão, principalmente programas deseducativos como novelas e humorísticos, sinto uma enorme angústia ao ouvir determinadas frases.
É muito comum ouvir no meio de uma conversa: "ninguém merece", "eu tô pagando", "tô certo ou tô errado?", "tá ligado?"; entre tantos outros bordões que se utilizam na tv.
Nem vou comentar sobre a triste transformação do comportamento induzido, como o aumento de homossexualismo entre os adolescentes, devido a uma novela que fazia isso parecer a coisa mais maravilhosa do Mundo.
Fico me perguntando como deixamos que um aparelho que não tem vontade própria seja responsável por nos corromper completamente.
Normalmente me dizem que a tv é apenas uma forma de distração, mas eu vejo como uma arma muito poderosa, que vem sendo manipulada por pessoas completamente inescrupulosas que visam dominar e aterrorizar cada vez mais a população. E o mais incrível nisso tudo é que sei que muita gente inteligente e bem informada se deixa levar por esta aparência inofensiva, mas que cada vez mais atinge a moral e a ética do povo.
Realmente "ninguém merece" ter que aceitar este tratamento que recebemos das emissoras. Se, "eu tô pagando", posso muito bem escolher aquilo que eu quero para o futuro. "Tá ligado?".... Será que eu "Tô certo ou tô errado?"...
Muita paz, luz e harmonia sempre.
Beijos e abraços
Carlos Eduardo

Porto Alegre, 5 de Julho de 2010.