terça-feira, 15 de setembro de 2009

Brincar

tenho percebido que as gerações mais recentes tem perdido a sua infância.

A medida que as mães passaram a trabalhar fora, em maior quantidade, a infância foi sendo substituída por atividades intelectuais. Matriculamos nossos filhos em cursos de línguas, informática, ballet, futebol, natação, violão, .... Ocupamos o tempo deles que não estamos presentes. As brincadeiras e coisas da idade foram substituídas, a inocência foi trocada pela violência.

Nas famílias com condições financeiras, as crianças são educadas pela tv, pelo computador, videogame e diversos instrutores diferentes. Como temos dinheiro, compensamos no fim de semana no shopping ou no Mc Donalds. Com as crianças carentes, moradores de rua ou de favelas, o brinquedo delas é viver. Aprendem a se virar desde piá. Adoram armas, brincar de polícia e bandido (normalmente brigam para serem os bandidos, o patrão da boca). São educados pelos traficantes, pelos estupradores, assaltantes e outros do gênero.

Percebemos estes desvios com muito mais precisão nas nossas escolas. Hoje os alunos agridem verbal e fisicamente os professores. Quando é entre eles, aparecem armas o objetos que causam danos maiores. Mesmo entre as crianças que tem um poder aquisitivo maior, também se percebe este comportamento.

Lembro da minha época de criança, de subir em árvores, de jogar 5 marias, montar quebra-cabeças. Corríamos nas ruas, jogávamos bola de pés descalços nos paralelepípedos (quanto tampão de dedo tirado fora...rsrs). Algumas vezes aconteciam as brigas, só que muitos iam em casa para pedir permissão para brigar (acabava a briga na hora).

Penso se estou vendo certo. Quero muito estar errado, que esta imagem que tenho da infância que propiciamos as últimas gerações fosse tão distorcida e não influenciasse no comportamento nas fases seguintes. Seria muito bom se isso fosse apenas reflexo da minha visão extremamente crítica, mas, infelizmente, cada dia que passa eu percebo que esta é a realidade.



Porto Alegre, 16 de Setembro de 2009



Mta paz, luz e harmonia sempre.