sábado, 27 de agosto de 2011

Divagando sobre o real e o virtual

Estava aqui tomando meu chimarrão, lendo alguns e-mails e ouvindo música quando me veio uma pergunta: O que é real e o que é virtual?
Apesar de parecer uma pergunta simples, eu não conseguiria colocar a resposta de forma tão tranquila.
Normalmente se diz que o Mundo Virtual é aquele da internet. Onde conhecemos pessoas, mas que estas não são verdadeiras. Que neste, todos só mostram uma parte de si. Criam personagens, dizem que são uma coisa e são outra. Já o Mundo Real é aquele das pessoas que conhecemos pessoalmente. Que neste sabemos quem é quem. Será mesmo?
Quantas vezes convivemos com uma pessoa e não compreendemos quase nada dela? Quantos namoros duram anos e mais anos, depois mais outros anos de noivado e, quando acontece o casamento, este dura pouquíssimo tempo?
Todo Ser Humano tem uma face oculta, um Mundo privado. Passamos diariamente por sucessivos processos de Vida e Morte. Enfim, somos uma incógnita para nós mesmos.
Sou alguém que procuro me conhecer o máximo possível. E, normalmente, me sinto como um iceberg, o qual só consigo enxergar a parte que está acima da água. Já o resto, que está submerso, muitas vezes me surpreende, principalmente quando por diferentes motivos a maré baixa e estas partes surgem.
Seria simplista dizer que o Carlos acima da linha da água é o Real e o abaixo Virtual. Na minha concepção, um não existe sem o outro.
Se pensarmos em termos de passado, quando as notícias demoravam um tempo enorme para chegar até nós, diríamos que uma outra cidade é virtual ou até mesmo uma parte distante dentro da mesma cidade.
Apesar de eu nunca ter gostado de Física, uma lição que nunca esqueço é a que o observador é o ponto principal.
Aquilo que eu vejo como belo, pode ser visto como algo extremamente feio por outros. Da mesma forma, a minha realidade pode ser algo virtual para outras pessoas.
Agora, enquanto escrevo, fico com outra pergunta: Seria a realidade virtual e a "virtualidade" real?

Tenham sempre muita luz, paz, harmonia e Amor.

Carlos Eduardo
Porto Alegre, 27 de agosto de 2011.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Divagando sobre Quíron

Hoje, me permiti vivenciar um conceito que está mais do que presente na minha vida. Estou aqui falando da fluidez da água. Mais uma vez ao tomar banho, os pensamentos foram fluindo de uma forma mágica, como se fossem uma fonte da mais pura e límpida água.
Sempre gostei muito de mitologia, mas existe uma figura mitológica, que não casualmente representa meu signo. Quíron, um semi-Deus, representante dos centauros.
Segundo consta, Quíron era uma curandeiro e sábio. Foi ele quem educou Hércules, entre tantos outros.
Quíron foi atingido por uma flecha envenenada, na perna direita, um pouco acima do joelho. Como era um semi-Deus, não morreu, mas sentia dores terríveis. Para libertar-se da dor que o afligia, se ofereceu para ser trocado por Prometeu, que fora condenado por Zeus a viver um eterno castigo após roubar o fogo dos deuses. Zeus só permitiria que seu próprio filho fosse salvo do castigo se algum Deus oferecesse sua própria imortalidade em troca, indo habitar no Hades (terra dos mortos).
Curiosamente, sinto um formigamento exatamente num ponto acima do joelho direito. Apesar de não ser algo constante, tenho certeza que não é simplesmente uma coincidência.
Mas este não seria o motivo pelo qual me identifico com Quíron. O que me leva a esta identificação é exatamente o fato de saber que ele conseguia curar aos outros, mas não conseguiu ele mesmo se curar.
Tenho uma enorme facilidade de ajudar algumas pessoas com seus problemas, mas em muitos momentos, fico me flagelando e não me permito curar as minhas próprias angústias.
Nos últimos 3 anos, em diversos momentos me dizem que estou exatamente em cima da linha da fronteira, entre aquilo que eu sou e aquilo que eu escolhi ser(escolha esta feita antes de nascer).
Conscientemente ou inconscientemente(bem mais conscientemente do que possa ser imaginado), eu destranquei a porta, puxo ela pela maçaneta, mas travo ela com meu pé.
Talvez o medo do desconhecido, do novo, do ter que abrir mão de mim mesmo, me façam ficar paralisado.
Sei que hoje já estou bem melhor do que estive num passado não muito distante, mas também tenho conhecimento que preciso mais do que nunca me permitir cruzar a fronteira. Falta transformar o Verbo em Ação.
Sou extremamente grato a todas as pessoas que cruzam meu caminho. Mesmo aquelas que procuram me derrubar. Mas, sem querer desmerecer ninguém, sou mais do que grato a uma pessoa que se faz presente desde que nasci, minha mãe, sem ela, seu carinho, seu Amor, seus puxões de orelhas, talvez eu nunca tivesse conseguido sequer chegar a linha de fronteira.

Tenham sempre muita luz, paz, harmonia e Amor.
Carlos Eduardo
Porto Alegre, 22 de agosto de 2011.

domingo, 21 de agosto de 2011

Confissão

Ó Grande Espírito, Deus Pai/Mãe, venho aqui para confessar meus pecados.
Confesso que desejo à mulher do próximo, e a todas as mulheres que jamais percam a sua docilidade e feminilidade.
Confesso que roubaria toda a injustiça, o ódio e a inveja do Mundo, as amarraria na cauda de um cometa para que fossem banidas da Terra.
Confesso que mataria diariamente as partes menos dignas que existem no interior de cada Ser.
Confesso que adoro a todos os Deuses e Deusas que habitam neste Universo, mesmo sabendo que Tu estás presente na manifestação de cada um deles.
Confesso que odeio quando nós, teus Filhos, procuramos nas coisas mundanas preencher o vazio que sentimos por esquecermos que Estás dentro de nós.
Confesso que em muitos momentos procurei assumir Teu papel, tentando criar um Mundo melhor no coração daqueles que me cercam.
E, por fim, confesso que tenho orgulho por me permitir procurar a Ti em cada novo amanhecer, seja através do nascer do sol, do sorriso de uma criança, das pessoas que cruzam meu caminho, dos momentos de angústia e dor, ou simplesmente, aceitando que estou aqui para vivenciar cada uma das maravilhas que Nos deste.


Tenham sempre muita luz, paz, harmonia e Amor.

Carlos Eduardo
Porto Alegre, 21 de agosto de 2011

http://cemnunes.blogspot.com/