domingo, 23 de janeiro de 2011

Pequena divagação sobre ser bem resolvido

Mais um domingo que vai chegando ao fim.
Tenho visto muita gente falar sobre serem pessoas bem resolvidas. Fico intrigado com isso.
O que significa ser bem resolvido?
Tenho uma visão de Mundo que não deixa eu me considerar alguém bem resolvido.
Para me considerar bem resolvido, teria que admitir que sou imutável e, portanto, estaria fechado para novos conceitos.
Como me considero um Ser em evolução, que está sempre procurando aprender coisas novas, enfim, que não me sinto acabado, não tenho como ser bem resolvido.
Até entendo que quem diz que é bem resolvido fala sobre sua sexualidade, trabalho, família, sentimentos, mas, mesmo assim, ainda não vejo como podemos definir estas coisas como sendo bem resolvidas.
Sei que este conceito está ligado a psicologia e por isso fui pesquisar sobre ele, achei uma definição que me deixou mais intrigado ainda:
"O que é uma pessoa bem-resolvida?
É ser capaz de discernir entre o que é melhor e pior para si, escolhendo o melhor. Na dúvida, reconhecer que não sabe e buscar ajuda. Na certeza, agir. Quando sentir que não está feliz, não se conformar: refletir sobre sua vida e arriscar-se a promover mudanças, partindo para o novo, confiante na sua tentativa, mesmo sabendo que ruma para o desconhecido e com alguma dose de medo e risco. Resumindo, é uma pessoa que escolhe ser feliz."
Será que sempre que escolhemos aquilo que é melhor para nós, estamos realmente escolhendo o que é melhor? Ou estamos apenas escolhendo aquilo que aparentemente é melhor? Quantas vezes escolhemos um caminho acreditando que o mesmo nos leva a felicidade e acabamos errando?
Encontrei também em outro lugar algo que diz:" pessoas bem resolvidas não deixam acontecer.Sabem por quê?Porque elas tem objetivos de vida,sabem exatamente onde desejam chegar.E não vai ser uma pedra no caminho que as impedirão de chegar.Pessoas bem resolvidas resolvem seus problemas aqui e não os leva para o futuro,como se fosse um carma."
Se elas sabem bem o que querem e tem objetivos definidos, significa que são pessoas que são intransigentes. Se elas resolvem os problemas aqui, e não deixam para o futuro, já foge do conceito acima que diz que elas sabem refletir, e se fazem tudo na hora, acabam tomando decisões de cabeça quente, o que sempre se mostra como o pior caminho.
Sei que isso vai causar uma certa polêmica, pois o conceito sobre ser alguém bem resolvido é muito amplo e, exatamente por isso, continuo não me considerando alguém bem resolvido.

Tenham sempre muita luz, paz, harmonia e Amor.
Carlos Eduardo
Porto Alegre, 23 de janeiro de 2011.