terça-feira, 21 de julho de 2009

Amor x amor

Hoje tive um dia corrido, com tarefas bem diversas para serem realizadas. Nos períodos de intervalo um assunto se fazia presente no meu pensamento. Este tem surgido em diferentes momentos, mas nos últimos dias ele tem me sido apresentado por uma quantidade muito grande de pessoas.

Tenho uma visão muito simples sobre o Amor, sobre o que é Amar. Sei que a maior parte das pessoas discorda do modo como penso sobre isso, mas mantenho minha opinião.

Várias pessoas conversam comigo sobre o amor, sobre precisarem ter alguém ao seu lado para se sentirem completas. Falam que a sua vida é vazia pois estão sozinhas, que somente quando estão amando se sentem felizes. Algumas chegam a ser radicais, procurando na falta de amor as respostas para o resto das questões de suas vidas.

Talvez alguns fiquem curiosos com o fato de as vezes eu usar o Amor, com o A maiúsculo e, em outros momentos uso ele com a minúsculo. Esta diferenciação é para ressaltar que chamamos erroneamente uma coisa de amor, mas que na verdade não é bem assim.

Alguns criaram divisões no amor. Para estes existem o amor dos pais, o amor fraternal, o amor de amigos, o amor de casal e, vários outros tipos. Eu ainda continuo entendendo como uma única forma de Amor, mas acrescidas das nossas necessidades materiais.

Quando me falam das diferentes formas de amor sempre penso na forma como os animais (ditos irracionais) elegem seus companheiros. O tamanho do macho, a beleza da plumagem, o canto, a força, enfim, os fatores físicos são determinantes pela escolha, pois para a maioria das espécies é uma questão de seleção natural em busca da perpetuação. Isto também acontece entre os humanos, principalmente nas tribos indigenas. As crianças frágeis ou com deficiências são sacrificadas para não prejudicarem o desenvolvimento dos outros. O guerreiro mais forte e corajoso tem o direito de escolher a sua mulher, mesmo que esta seja mulher de outro.

Em se tratando de pessoas ditas evoluídas, isso é descabido. Acreditar que amamos fulano ou beltrano por que ele é lindo, tem olhos claros, é forte, tem porte de modelo ou ator, é simplesmente colocar um sentimento tão lindo em algo que não dura muito tempo. Um corpo atlético, deixa de ser vistoso com o passar do tempo, a menos que a pessoa resolva dedicar toda a sua vida à malhação, já a beleza interior dificilmente decai.