quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Divagando sobre a teoria dos espelhos

Desde ontem uma coisa vem se fazendo presente nos meus pensamentos. É aquilo que algumas correntes psicoterápicas chamam de "Teoria dos Espelhos".
Casualmente hoje, lendo um livro que se chama "Tratado Geral sobre a Fofoca", esta ideia aparece com relação a fofoca. Segundo o autor, a fofoca é a expressão do nosso interior em relação ao exterior.
Já tem muito tempo que presto atenção na Teoria dos Espelhos. Vejo que as pessoas desconfiadas são aquelas que mais aprontam e, acabam "julgando" os outros de acordo com aquilo que elas mesmas fazem.
Percebo que nas diversas redes sociais que participo este comportamento se faz muito presente. Se eu mando algum "presente" para uma amiga é sinal que estou dando mole, se ela me manda algo é porque está afim, mas quando uma terceira pessoa faz o mesmo é porque é carinhosa e se recebe é simplesmente porque quem mandou está fazendo um agrado. Já recebi criticas pelo meu modo de ser, chegando a mais de uma vez me dizerem que eu "atiro para tudo que é lado", mas estas mesmas pessoas que criticam fazem o mesmo, só que é porque estão demonstrando o carinho que sentem.
Peguei alguns exemplos simples, mas podemos verificar que esta teoria se enquadra nos mais variados momentos da nossa vida. Inclusive quando gostamos/detestamos alguém.
Normalmente gostamos daqueles que são ou iguais a nós mesmos ou parecidos a quem gostaríamos que fossemos e detestamos aqueles que apresentam as nossas piores características ou que se comportam de forma que não consideramos a melhor. Isso quer dizer, nos associamos ao nosso reflexo positivo ou negativo.
Sempre vamos ouvir alguém falar que a melhor forma de educar uma criança é através do exemplo, e aí vemos a Teoria do Espelho sendo aplicada. De nada adianta um pai dizer que o filho tem que ser honesto e, quando vai buscar o mesmo na escola, estaciona em fila dupla, ou então ao fazer uma compra e receber troco a mais, embolsar o mesmo. O exemplo dado é diferente do discurso e, a imagem fala mais forte que as palavras.

Carlos Eduardo
Porto Alegre, 02 de agosto de 2011.
Tenham sempre muita luz, paz, harmonia e Amor.

http://cemnunes.blogspot.com/

Nenhum comentário: