quarta-feira, 27 de maio de 2009

Círculos

Estava pensando na vida e me surgiu uma questão. Qual o significado da forma e do movimento dos Planetas?
Segundo o que temos de conhecimento, em termos científicos, sabesse que os Planetas tem forma arrendodada, assim como temos conhecimento que todos eles giram em seu eixo e também fazem uma trajetória em torno do Sol. Procurando uma resposta para isso, me veio a mente como a vida também tem esta forma (também faz movimentos no seu eixo). Se olharmos com atenção, percebemos que damos várias voltas ao redor de nós durante a vida. Enecerramos uma fase e iniciamos outra(uma volta completa). Assim como podemos estar num período muito produtivo e fértil, passamos também pela depressão.
Segundo a tradição Hermética, O que está no alto é como o que está em baixo. Olhando sob este prisma, tanto o movimento dos planetas, como sua forma, realmente são uma representação muito digna da nossa trajetória de vida.
Vivemos de forma cíclica, passando por altos e baixos, tendo que recomeçar várias vezes. Todo dia, quando acordamos, estamos começando(terminando) um ciclo. A cada aniversário, um ciclo diferente.
Como acontece com os Planetas, cada pessoa tem seus ciclos diferentes, em ritmos diferentes.
Continuando a análise do ponto de vista Espiritual, enquanto estivermos presos neste corpo carnal, com uma densidade energética muito semelhante a do corpo Físico dos Planetas, teremos como "missão" ir diminuindo o ritmo destes ciclos, até torná-los nulos, atingindo o equilíbrio. Neste estado de equilíbrio, estaremos nos habilitando para subir mais alguns degraus na escala evolutiva, passando a vibrar de forma mais sutil e, criando uma nova série de ciclos evolutivos. Já não precisamos mais voltar a usar uma vestimenta física.
A tendência destes Ciclos Evolutívos é formar uma espiral, começando lá embaixo e subindo cada vez mais alto, rumo ao Infinito (TODO). Surge aqui uma figura emblemática para muitas crenças, sendo esta espiral representada por duas cobras enroscadas, chamada de Khundalini.
Se olharmos com atenção para nossa vida, veremos este simbolismo empregado em diferentes momentos. A aliança dos noivos, Círculos de Poder (bruxaria, xamanismo, ...), a roda (revolução dos transportes), anéis de formatura.
Pensando na grandeza de tudo que Deus criou, imagino que a perfeição deste simbolismo está no fato de que num círculo (bola, espiral,...) temos a noção do infinito, não temos como determinar um ponto inicial e nem um ponto final. Eles são interligados, indefinidos. E mesmo que não sejam uniformes (podem ser ovais), são perfeitos. Acredito que seja por isso que os Planetas são arrendondados e tem seus movimentos circulares.


Mta paz e luz
Bjs e abraços
Carlos Eduardo
Porto Algre, 11/11/08

Nenhum comentário: