sábado, 7 de abril de 2012

Cozinhar é viver.

A vida pode ser vista sobre diversos prismas. Eu, por exemplo, adoro a analogia com a cozinha, ou melhor, com a arte de cozinhar.
Cada receita requer ingredientes específicos, tempos de preparo diferentes e, seus toques especiais. Da mesma forma é a vida.
Alguns preferem cortar todos os temperos antes, deixar tudo separado, selecionado, em porções exatamente iguais ao da receita. Outros usam as receitas e acrescentam os ingredientes de acordo com seu paladar.
Tem quem prefira os sabores mais picantes, ou então mais adocicados, existe quem goste mais ou menos salgado, com mais ervas ou menos. Enfim, cada indivíduo opta por aquilo que mais lhe agrada.
A temperatura do cozimento ou do resfriamento de cada prato, bem como o tempo necessário, precisam ser respeitados. Senão, acabamos perdendo o ponto e, estragamos os ingredientes.
Quando apressamos o cozimento, colocando mais perto do fogo ou aumentando a chama, corremos o risco de queimar. Se não deixamos a massa levedar o suficiente, perdemos a aeração que o fermentar produz.
Na vida é a mesma coisa. Escolhemos nossos ingredientes, temperos e utensílios.
Podemos viver segundo a receita de sempre, sem nos arriscar, fazendo sempre o mesmo prato que já conhecemos de cor ou podemos acrescentar novas especiarias e criar variações no nosso cardápio.
A receita tradicional é bem mais segura, mais comoda, sabemos o resultado final e isso não nos faz sair da zona de conforto. Já quando resolvemos inovar, nos arriscar, não temos certeza no que vai resultar, se o prato será saboroso, harmonioso ou se faremos uma grande e estrondosa gororoba.
Podemos também perceber como será o nosso prato pela escolha dos ingredientes que fazemos. Se usarmos produtos vencidos, de baixa qualidade, colocados de qualquer forma, não podemos esperar que no final obtenhamos algo delicioso, já quando escolhemos criteriosamente nossos ingredientes, os utensílios e respeitamos  algumas técnicas de preparo, dificilmente teremos um resultado catastrófico.
Até mesmo as misturas mais excêntricas se tornam interessantes quando feitas com esmero.
Tudo bem que existem dias que queremos provar o tempero de outras pessoas, que estamos enjoados dos nossos pratos ou sem vontade alguma de fazer qualquer coisa.  Não devemos nos culpar por isso, mas respeitar nossa vontade.
Nem sempre vamos fazer pratos maravilhosos, mas podemos nos puxar e tentar fazer o melhor possível.


Tenham sempre muita luz, paz, harmonia e Amor.

Carlos Eduardo
Porto Alegre, 7 de abril de 2012

Nenhum comentário: