sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dia das Bruxas

Estava aqui pensando na vida e me lembrei que hoje se comemora o dia das bruxas.
Lembrei do significado que muitas pessoas dão as bruxas, da forma como elas foram tratadas no passado e como as bruxas atuais ainda se recentem desta carga.
Devido ao poder que a Igreja católica se auto-outorgou, os pagãos e, principalmente as mulheres seguidoras desta doutrina, foram queimados em fogueiras. Alias, notadamente a fogueira, junto com o caldeirão, virou sinônimo de coisas ruins.
Quando olhamos na literatura infantil, percebemos a descriminação sofrida. Quando se fala de alguém ruim, se usa o termo bruxa, mas quando queremos falar de uma mulher boazinha, se transformam em fadas.
Infelizmente isso se deve ao fato de que para a Igreja Católica antiga, as mulheres eram consideradas um segundo nível na escala evolutiva humana.E como as bruxas tinham conhecimentos que eram considerados exclusivos dos homens, tiveram que pagar com suas vidas.
Nos dias atuais, apesar de termos evoluído muito, ainda existe este pré-conceito, tanto que são poucas as religiões e crenças que apresentam mulheres nos cargos principais.
Esta visão patriarcal ainda está extremamente arraigada no seio da Igreja Católica, criando uma falsa idéia de que o feminino está ligado ao profano.
Dentro das inúmeras leituras que faço, percebo que esta mesma situação se encontra em diferentes outras crenças. Para muitos, o poder feminino é como uma arma letal. Com esta arma, os homens se perderiam e se desviariam do seu caminho em direção ao Céu.
No xamanismo o Sagrado Feminino ocupa o mesmo espaço que o Masculino. A força Feminina é necessária para a geração de vida, para o uso intuitivo, complementando o Masculino. Nas culturas ditas primitivas, elas exercem um papel fundamental, sendo delas a função de manter a coesão do Todo.
Espero que com o passar do tempo, aprendamos a respeitar mais as Bruxas. E não somente isso, mas que também consigamos manter o equilíbrio das duas forças dentro de cada um de nós. Pois somente desta forma, estaremos conectados ao Universo como um todo.

Muita paz, luz e harmonia sempre
Carlos Eduardo
Porto Alegre, 31 de outubro de 2009

Um comentário:

Mada disse...

Concordo plenamente. Adorei, adorei.
Dispensa maiores comentários.